sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Levantamento de peso pode ajudar a parar de fumar, diz estudo!

Homens e mulheres se beneficiam do treinamento resistido regular.
Resultados do estudo foram relatados pela revista Nicotine & Tobacco Resear.
'

Portal Terra
O levantamento de peso pode fazer mais do que aumentar os músculos. É o que dizem os pesquisadores do Hospital Miriam, em Rhode Island, nos Estados Unidos. Segundo o jornal britânico Daily Mail, novas pesquisas apontaram que os exercícios podem ajudar os fumantes a largar o vício.

Segundo dados preliminares, homens e mulheres estão duas vezes mais propensos a parar de fumar se eles fazem treinamentos regulares de resistência. O estudo piloto, relatado pela revista Nicotine & Tobacco Research, acompanhou 25 homens e mulheres fumantes com idades de 18 a 65 anos, que relataram fumar pelo menos cinco cigarros por dia durante, pelo menos, um ano.

Todos os participantes receberam oito semanas de adesivo de nicotina, antes de serem colocados em grupos aleatórios. O grupo que recebeu treinamentos de resistência enfrentou 60 minutos de treino por semana, durante três meses. A rotina envolvia dez exercícios, com o aumento gradual da intensidade durante as semanas.

No final do período, 16% dos fumantes largaram o vício e conseguiram diminuir o peso, ao contrário do que geralmente acontece. No outro grupo, que não passou por treinamentos, apenas 8% dos participantes largaram o cigarro e todos eles engordaram após a desistência.

De acordo com o autor da pesquisa, o médico Joseph Ciccolo, o estudo é promissor. "São necessárias mais pesquisas na sequência deste estudo, antes do treino de resistência ser utilizado como um tratamento clínico para o combate ao tabagismo" disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário