sexta-feira, 26 de agosto de 2011

TREINO DE PANTURRILHAS

treino de panturrilha


Suas panturrilhas não desenvolvem? Estaria você fadado a ter micro panturrilhas a vida inteira? Saiba que é possível sim possuir panturrilhas bem desenvolvidas na grande maioria dos casos. É dificil alguem gostar de treinar panturrilhas, então muitas pessoas simplesmente deixam de lado esse grupo muscular não dando uma atenção necessária. Não é ficando meses no famoso 3×8 que você irá desenvolvê-las. Se você é um dos que treinam panturrilhas somente para não pesar a consciência e depois culpam a genética, pare e começe a usar seu tempo de forma produtiva.


Panturrilhas sofrem uma constante estimulação de baixa intensidade durante o dia todo, ao contrário de costas e peito por exemplo. Então é difícil estimular o crescimento nessa área similarmente ao que ocorre com outros grupos musculares.

O que você pode melhorar no seu treinamento de panturrilhas? Veja abaixo 10 dicas que você pode aplicar aos seus treinamentos:

1- Força de vontade: treine panturrilhas com a mesma vontade a qual você treina braços, peito e costas. Quando estamos chegando nas últimas repetições das ultimas séries é normal sentir-mos uma forte queimação. Não pare, continue até a musculatura falhar. Priorize o treinamento de panturrilhas.
2- Aumente as repetições: se você não está tendo bons resultados com baixas repetições tente aumentá-las. Quem sabe 12, 15 ou mais repetições podem ser boas.
3- Aumente a intensidade e freqüência: como dito, as panturrilhas precisam de mais estímulo. Treinar apenas uma vez por semana com peso leve pode ser pouco estímulo. Tente treinar 2 ou 3 vezes na semana, e com ‘pesos pesados’.
4- Tempo de descanso: as panturrilhas possuem um intervalo de recuperação mais curto, dê a elas descansos menores como 30 ou 45 segundos.
5- Numero de séries: ficar a vida toda no 3×8 não o levará a lugar algum. Aumente as séries, tente 4 ou 5 quem sabe.
6- Variação: varie o treinamento, os exercícios e angulação mês a mês. Não de chance das panturrilhas adaptarem-se ao seu treinamento. Fazer dorso-flexão (tirar o dedão do chão) entre as séries de panturrilha pode ser interessante.
7- Drop sets: abuse delas.
8- Não tenha pressa: cadencie. Levante o peso de forma lenta, e desça mais lentamente ainda.
9- Mantenha a carga no topo: ao final da fase positiva de cada repetição dê uma pausa de 1 ou 2 segundos.
10- Técnica de execução é fundamental: execute o exercício com boa técnica. Concentre a tensão nas panturrilhas.

Certamente essas dicas aqui não são nenhuma regra ou receita do sucesso. Tenha bom senso e procure sempre tentar perceber ao que seu corpo responde melhor

Um comentário:

  1. Muito bom!
    Realmente, a panturrilha é tão importante quanto os outros músculos (ao menos p mim), parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir