quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Brasileiros consomem 15 milhões de litros de refrigerante por dia!

A bebida impulsiona o desenvolvimento da obesidade, diabetes e aumenta os triglicérides

Da Equipe Medicando

Brasileiros consomem 15 milhões de litros de refrigerante por dia
Foto: Reprodução
A bebida impulsiona o desenvolvimento da obesidade, diabetes e o aumenta os triglicérides
Por Fernanda Brandão | Press FC

O consumo de refrigerante normal, diet ou light por brasileiros totaliza, por dia, mais de 15 milhões de litros. Isso é o que comprova a “Análise de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil”, realizada pelo IBGE.

Embora o refrigerante seja uma bebida consumida e aceita mundialmente, é importante ressaltar os efeitos que ele pode causar no organismo. “Os refrigerantes na versão normal possuem alto teor de açúcar simples, o que aumenta expressivamente o risco de desenvolver obesidade, diabetes tipo II, elevados níveis de triglicerídeos no sangue, além de impedir a absorção de nutrientes essenciais”, alerta Fabiana Curvelo, nutricionista mestre em alimentos, nutrição e saúde pela Universidade Federal da Bahia.

As versões diet ou light não contribuem para os riscos listados acima, pois não fornecem calorias. Porém, na fórmula existem edulcorantes, como aspartame, sacarina e ciclamato monossódico que podem elevar os níveis de pressão arterial, já que possuem alto teor de sódio. “Ensaios laboratoriais realizados em ratos constaram o surgimento de tumores na bexiga e no cérebro daqueles que foram submetidos a altas doses dos edulcorantes”, conta Fabiana.

É preciso evitar principalmente os refrigerantes à base de cola. Eles podem contribuir para o desenvolvimento de gastrites, esofagites e até úlceras, afinal, esse composto irrita a mucosa gástrica. “O gás carbônico pode aumentar os casos de azia e refluxo gastroesofágico (retorno do conteúdo do estômago para parte do esôfago). A bebida pode ser consumida, mas com parcimônia”, afirma.

É interessante, e melhor para a saúde, substituir o refrigerante por água ou suco de frutas sem açúcar. “Inúmeras pessoas são viciadas na bebida, e é muito complicado deixar esse hábito. Nestes casos a ajuda de um nutricionista, aliado a um tratamento médico e psicoterápico é uma boa alternativa”, finaliza.

Vale lembrar que na pirâmide alimentar adaptada para a população brasileira, os alimentos ricos em açúcares, como os refrigerantes, estão no topo. Logo, o ideal é que o consumo nestes casos seja esporádico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário