quarta-feira, 12 de outubro de 2011

REGULANDO OS HORMÔNIOS COM ÓLEO DE PRÍMULA.


Irritabilidade, seios inchados e doloridos, alteração do humor, vontade incontrolável de comer chocolate, pele seca, áspera e sensível. Não importa a idade, estas queixas são comuns a muitas mulheres e podem ter a mesma origem: a deficiência de ácido gamalinolênico no organismo feminino. Encontrado com escassez na dieta rotineira, este ácido graxo essencial não é produzido naturalmente pelo corpo e é muito importante à saúde da mulher, uma vez que está envolvido diretamente no processo inflamatório e na manutenção da hidratação e proteção da pele.
Desta forma, deve ser reposto por meio da alimentação ou por suplementação oral, sempre com o acompanhamento de um nutricionista ou médico. "A semente de linhaça e as nozes, por exemplo, são fontes de ácido gamalinolênico. Entretanto, os óleos vegetais, como o óleo de prímula ou de borragem, são os que mais contêm esta substância ativa", comenta a farmacêutica Cristiane Fahl.
Além de ser antiinflamatório e combater os sintomas desagradáveis da tensão pré-menstrual (TPM), o ácido gamalinolênico também é usado como coadjuvante no tratamento de patologias crônicas, como a artrite reumatóide, doenças cardíacas e pode auxiliar, ainda, as mulheres durante a menopausa, pois neste período os baixos níveis de estrógenos podem ocasionar o ressecamento da pele e mucosa. "O ácido gamalinolênico pode melhorar este sintoma, pois ele é responsável por manter a barreira da pele íntegra, hidratada e protegida, evitando a perda de água para o ambiente. Além disto, estimula a produção de ceramidas, que são substâncias responsáveis por hidratar a pele", ressalta a farmacêutica.
Mas as vantagens deste ácido graxo essencial não terminam por aí. Hoje também existem diversas pesquisas que comprovam seus benefícios como complemento no tratamento de peles que sofrem com dermatite atópica, eczema e pele xerótica. "Muitos dermatologistas recomendam o ácido gamalinolênico porque ele tem propriedade antiinflamatória e estimula a síntese de ceramidas na pele",

Saúde e Lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário